A Academia Portuguesa de Estética, primeira entidade multidisciplinar na área de estética e medicina estética em Portugal, foi fundada com o objectivo de promover o debate sobre temas científicos e apresentar mais e melhor conhecimento técnico-científico aos profissionais de estética e medicina estética. Segue o padrão de modernas academias científicas internacionais, integrando numa só entidade, diversas categorias profissionais da área da estética.
Missão e valores:
Qualidade: Compromisso perante os membros APE de prestar os melhores e mais completos conhecimentos técnico-científicos, fornecidos por profissionais credenciados.
Responsabilidade: Parcerias com instituições credíveis, conjugado com uma equipa formada por profissionais competentes e idóneos.
Ética: Seriedade e honestidade são os pontos fundamentais num Código de Ética extremamente claro e objectivo.
Credibilidade: Todos os serviços prestados pela APE pretendem adquirir a total confiança do mercado da estética e medicina estética.
Código Ético:
1 - O objectivo da estética e da medicina estética é prevenir, melhorar e tratar local ou parcialmente os aspectos inestéticos do paciente, para beneficiar a sua qualidade de vida. O profissional de estética e de medicina estética não discriminará os seus pacientes por razões de religião, ideologia, raça, sexo, nacionalidade ou extracto social.
2 - O profissional de estética e de medicina estética deve lealdade ao paciente, bem como deve fomentar a confiança mútua.
3 - Prestar informação pormenorizada sobre as possibilidades de tratamento para a patologia a tratar, com as suas peculiaridades e riscos.
4 - Guardar segredo e confidencialidade de tudo o que o paciente lhe tenha confiado e do que do mesmo tenha conhecido no exercício da profissão. Este dever estende-se a todos os colaboradores do profissional de estética e de medicina estética.
5 - Deve dispor de todos os meios para proteger a saúde do paciente, bem como respeitar as normas de profilaxia e higiene. Não realizar tratamentos para os quais não esteja devidamente preparado, nem os aconselhar por razões alheias a critérios de eficácia e indicação.
6 - Respeitar e fomentar o companheirismo entre os outros profissionais de estética. Não interferir nos tratamentos alheios. No caso de ser consultado por um(a) colega, proporcionar toda a informação necessária.
7 - Utilizar os meios de comunicação para garantir informação e comunicação confiável. Abster-se de mensagens que menosprezem a dignidade dos profissionais de estética ou tenham ânsia de lucro. Nunca fomentar falsas esperanças ou criar falsas necessidades.
8 - Oferecer os tratamentos indispensáveis para solucionar o problema e fixar honorários justos e proporcionados.
9 - Respeitar e cumprir o regulamento interno da APE e prestar a sua máxima colaboração.
10 - A APE fará por cumprir o código ético. Salvaguardará os dados de afiliação dos membros e fará a respectiva gestão de forma eficiente os recursos disponíveis para promover o interesse comum da APE.
Objetivos:
- Estimular a formação e o aperfeiçoamento, elevando o nível profissional dos seus membros; - Promover a integração dos profissionais de estética e medicina estética em Portugal; - Orientar as actividades relacionadas com a área; - Prestar assessoria dentro das suas finalidades; - Divulgar ao leigo a importância de procurar um membro da APE para tratamento estético; - Promover e incentivar o estudo da estética e divulgação de estudos científicos.